terça-feira, 14 de agosto de 2012

Inova Senai 2012, Etapa nacional

INOVA SENAI, é um evento que visa promover a inovaçao da industria brasileira, por meio de produtos e processos inovadores, Alunos, docentes, técnicos e consultores dos Departamentos Regionais do SENAI em todo o país podem inscrever processos e projetos inovadores em gestão e tecnologia alinhados aos interesses e necessidades da indústria brasileira.
Realizado em duas etapas, o programa entra na sua fase nacional agora em 2012. Tivemos o projeto da -Válvula de Controle Direcional Modular e Programável Acionada por Motor de Passo- como vencedor na etapa produto inovador na etapa estadual e esta semana recebi a noticia sobre a participação do nosso projeto na etapa nacional. Vamos então representar a Paraíba com mais dois projetos do SENAI de Campina Grande e João Pessoa. A apresentação do projeto fica em outra publicação. Agora nos resta muito trabalho e um pouco de sorte.


1 Lugar: Produto Inovador

Válvula de Controle Direcional Modular e Programável Acionada por Motor de Passo


Autor: Vinicius de Moraes Nascimento

O Vale da Eletrônica Brasileiro

Olá amigos, voltando a fazer publicações gostaria de compartilhar uma ótima experiência que tivemos neste mês de agosto. Antes de falar do evento gostaria de lhes apresentar uma cidade chamada Santa Rita do Sapucaí, uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, é um município da Mesoregião do Sul e Sudeste de Minas, no Brasil. Sua população é de 40 784 habitantes.



 É conhecida como "O Vale da Eletrônica", devido aos centros educacionais e empresas dessa área situados na cidade. As referências na área de educação são: a Escola Técnica de Eletrônica, o Inatel e a FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação. Uma das coisas que mais me chamou atenção é o fato de que crianças começam a ter aulas de noções de robótica logo aos seis anos de idade. A educação para a tecnologia faz parte de um projeto para desenvolver o talento dos jovens que vivem na região, onde um quarto da população atua na indústria de produtos eletrônicos. Ali funcionam 142 empresas, que geram 10 mil empregos diretos, produzem 13,7 mil itens eletroeletrônicos e que faturam R$ 1,7 bilhão por ano. 


Silício
Fonte: Autor

É uma cidade deslumbrante, pois além de tem uma cultura voltada para o desenvolvimento tecnológico existe um esforço considerável no que diz respeito ao investimento para com a educação, que não se limita somente a equipar laboratórios e salas de aula, mas que, consiste principalmente na prática de valorizar boas ideias que só é possível quando existe uma cultura em que seus heróis não são apenas jogadores e atores. Mas pessoas que estão dispostas a propor soluções e melhorar o estilo de vida de uma sociedade.




A convite da empresa EXSTO tivemos a oportunidade de conhecer a FIVEL: uma feira de tecnologia para que os empresários possam divulgar suas empresas e seus respectivos produtos para os potenciais clientes, fornecedores e porque não, a comunidade. Na ocasião conhecemos vários produtos produzidos na cidade, em sua maioria produtos na areá de telecomunicações, informática, automação industrial, equipamentos industriais e prestação de serviços. Ali já foram desenvolvidos produtos inteiramente inovadores, inclusive as urnas eletrônicas utilizadas nos últimos pleitos e o set top box, um conversor de sinal de televisão digital/ analógico. Ao todo são mais de 13 mil produtos desenvolvidos na região.








Autor: Vinicius de Moraes Nascimento

sábado, 30 de junho de 2012

Planta de Instrumentação D4

Na ultima semana do mês de junho recebemos uma planta didática de instrumentação para controle de processos continuos, produzido pelo SENAI de Alagoas. 

Planta de Processos D3

É pouco sabido mas, o SENAI tem se aproximado cada vez mais da industria de base tecnológica e tem passado a não somente ministrar cursos, mais também produzir tecnologia, na ocasião recebemos um treinamento na parte de sistemas da planta que poderá ser utilizada para prestação de serviços tecnológicos nas industrias que trabalham com processos contínuos como industrias: alimentícia, sucroalcooleira, petróleo e gás e etc.
Instrumentação é definida como “a ciência que estuda, desenvolve e aplica instrumentos de medição e controle de processos”.
A instrumentação é utilizado para mencionar à área de trabalho dos técnicos e engenheiros que lidam com processos industriais (tecnicos de operação, instrumentação, engenheiros de processamento, de instrumentação e de automação), mas também pode referir-se aos vários métodos e técnicas possíveis aplicadas aos instrumentos.
Para controlar um processo industrial(independente de qual o produto fabricado ou sua área de atuação) é necessária a medição e o controle de uma série de variáveis físicas e químicas, e para isso se utiliza da instrumentação. O engenheiro que desenvolve, projeta e especifica os instrumentos que realizam estas medições é o engenheiro de instrumentação.
A instrumentação é relacionada com os seguintes equipamentos: caldeira, reator químico,bomba centrífuga, coluna de destilação, forno,queimador industrial, refrigerador, aquecedor, secador, condicionador de ar,compressor, trocador de calor e torre de resfriamento.
Equipe do núcleo de Automação

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Congresso Brasileiro de Automática



A XIX edição do Congresso Brasileiro de Automática - CBA 2012, promovido pela SBA, acontecerá de 02 a 06 de setembro de 2012, em Campina Grande, Paraíba.
O objetivo do CBA é reunir as comunidades científicas e industriais para possibilitar o intercâmbio e a troca de informações entre os diversos profissionais da área de engenharia elétrica e automação, estimular a pesquisa e o desenvolvimento de temas relevantes, bem como promover o intercâmbio entre gerações de pesquisadores.

seque o link:

http://cba2012.dee.ufcg.edu.br/home


terça-feira, 15 de maio de 2012

FESTO

Festo é uma empresa Alemã de engenharia, orientado a fabricação elementos pneumáticos e elétricos, atua principalmente no segmento da automação, promove a inovação e a máxima produtividade na automação de processos e manufatura. Com sede em Esslingen e Neckar, Alemanha, A empresa possui uma politica de P&D voltado para aplicação de tecnologias nas mais diversas áreas da engenharia. Como uma gama de projetos que abrange desde a fabricação de válvulas ate o uso de robôs na automação. Dentre as vertentes de estudo, a Festo tem desenvolvido, em parcerias com universidades, protótipos intitulados Bionic, são robôs que se assemelham a animais. Estes protótipos contribuem de forma significativa no que diz respeito ao entendimento do comportamento e dos mecanismos biológicos para uma aplicação na tecnologia.
Em uma visita a sede em São Paulo a equipe de projetos do SENAI-PB participou de cursos promovidos pela empresa, como previsto pela parceria com o laboratório de Automação Industrial do Senai Campina Grande.
Vocês podem conferir alguns videos da linha bionic no menu: VIDEOS.

FESTO-Jornal Nacional


Entrada da empresa.

Showroom.

Sala de aula.

 Relógio astrolábio.

domingo, 22 de abril de 2012

lcd 16x2 controlado por bluetooth + sensor de temperatura.



Depois de um longo tempo parado(enferrujado), sem mexer com a eletrônica, em um sábado forever alone ;P, resolvi voltar praticar.
Minha ideia foi construir um protótipo de um telão lcd controlado por bluetooth e que mostrasse a temperatura. (pensei no estádio daqui).



Material Utilizado:

Modulo Bluetooth slave;
Arduino;
LM35 (sensor de temperatura);
LCD 16x2;
Resistor de 1k.

Primeiro fiz a montagem do hardware, iniciando pelo lcd, como o esquema abaixo:


Depois montei um sensor de temperatura, com o LM35.
Datasheet: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm35.pdf



Cada 0,01 volt corresponde a 1 grau. Logo, se no pino Vout eu medir 1 Volt então a temperatura será de 100 graus centígrados.
Como sabemos que a entrada analógica do arduino tem uma resolução de 10 bits.
O que isso quer dizer ? Se temos um retorno do sensor de 1024 bits, teremos 5 volts de tensão, 512.. 2.5V e assim proporcionalmente .
temp °C = ( 5 * retorno * 100) / 1024.
A terceira etapa foi integrar o modulo do bluetooth(slave) com o arduino para uma comunicação serial. Alimentando os pinos VCC no 3v do arduino(Alguns modulos aceitam 5volts), O RX do bluetooth direto no TX do arduino e TX do arduino a um divisor de tensão para obter os 3V e ligar sem riscos no RX do modulo bluetooth.



Finalizado o hardware, segue o código abaixo.

<br /> #include <LiquidCrystal.h><br /> LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2);<br /> int valorlido;<br /> float temperatura;<br /> int pinsensor = 5;<br /> void setup(){<br /> <br /> lcd.begin(16, 2);<br /> <br /> Serial.begin(9600);<br /> }<br /> <br /> void loop()<br /> {<br /> //sensor de temperatura<br /> valorlido = analogRead(pinsensor);<br /> temperatura = (valorlido * 500) / 1024;<br /> lcd.setCursor(9,1);<br /> lcd.print((byte)temperatura);<br /> lcd.setCursor(11,1);<br /> lcd.print(" temp");<br /> delay(1000);<br /> <br /> if (Serial.available()) {<br /> <br /> delay(100);<br /> lcd.clear();<br /> // receber msg pela comunicacao serial <br /> while (Serial.available() > 0) {<br /> <br /> lcd.write(Serial.read());<br /> }<br /> }<br /> }

A parte da comunicação do dispositivo(no caso foi o celular, como exemplo) com o lcd, foi intermediada por um software em java(BTTERM), responsável por enviar dados seriais para o bluetooth


Qualquer duvida e maiores detalhes entre em contato com pedro.guimaraes@ee.ufcg.edu.br

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Inventos e sustentabilidade.

O desperdício é uma característica da nossa sociedade atual, é fato que não sabemos usar os recursos de forma inteligente, sempre usamos o que tem de disponível no momento, desprezando se ele vai acabar ou não. A tecnologia vem tornando as pessoas cada vez mais dependentes da energia e dos recursos naturais para facilitar suas vidas. porém alguns recursos não são reaproveitáveis, e alguns consonem mais energia para produzi-lo em relação do que ele pode oferecer, como é o caso do petróleo, onde por exemplo: um carro só faz uso de menos de 1% da energia contida na gasolina, o resto da energia e "perdida" em forma de calor, vibração, som, e outras conversões, colocando em xeque as futuras gerações. Mas essa situação já vem mudando a cerca de alguns anos atrás, graças a pessoas e visionarias e um toque do capitalismo, pois não podemos deixar de observar o quanto essa ideia de sustentabilidade tá gerando lucro, emfim fiz uma pesquisa e decidi listar alguns inventos que podem mudar nosso estilo de vida e contribuir para um futuro mais tranquilo, afinal queira ou não isso já é uma realidade, e em futuro próximo não vamos ter escolha a não ser contribuir com a nossa propria sobrevivência.

REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA, COM UM DESIGN NO MINIMO INTERESSANTE.


Pense na quantidade de água limpa que você joga todos os dias pelo ralo.

CARRO MOVIDO A AR COMPRIMIDO CHEGA AO MERCADO
Os pequenos carros a ar-comprimido atingem velocidades de até 110 km/h, com uma autonomia de 200 quilômetros. O reabastecimento é fácil e rápido, podendo ser feito em poucos minutos em estações dotadas de compressores industriais, e o melhor usar o ar comprimido em postos é grátis.

BICICLETA PARA EXECUTIVOS DE BEM COM A VIDA

Ótima solução pra conseguir transitar nos centros urbanos congestionados.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Vídeo Aulas e Jogos de Automação

Olá pessoal, achei este link no blog do meu amigo kleberautomation e achei bem interessante divulgar, vale a pena se entreter com esses jogos educativos.

http://www2.emersonprocess.com/en-US/MediaCenter/Pages/homepage.aspx

Algumas palavras sobre criatividade.

     Criatividade como estilo de vida, promove mudanças e demonstra a superação das habilidades humanas. A criatividade está atrelado a capacidade de sugerir soluções e propor modelos físicos ou abstratos plausíveis, que venha a desenvolver uma função. A Criatividade normalmente se desenvolve com a ajuda da curiosidade, que é uma característica nata dos indivíduos e começa a ganhar força desde os primeiros meses de vida, e é fato que ao passar dos anos a curiosidade vai esmaecendo, isso porque, somos condicionados a procurar soluções mais simples, que não desprendam de muito esforço, alias vivemos em uma sociedade em que trabalhar é penoso, já que nem todo mundo trabalha porque gosta, e sim somente para ter sua recompensa no fim do més e encher-se de dívidas.

     Os seres humanos tem provado que na inocência do desconhecido usam a curiosidade para experimentar "o novo", provar dos estímulos cerebrais que alimentam a alma, e como; um doce, levemente açucarado, nos induz a sede de querer mais. No incio precisamos da curiosidade para conhecer o mundo tangível, ela vai nos posicionando em nosso próprio mundo intangível, e nos delimita a sermos o que conhecemos, a medida que adquirimos mais é mais informações, podemos dizer que somos parte destas informações, pois, falamos e fazemos exatamente com enxergamos o que aprendemos, então, nossas ações acabam por ser reflexo do nosso conhecimento.

     Quando aprendemos algo, o desconhecido, passa a ser de nossa propriedade, pois encontra-se em algum lugar do mecanismo mais complexo do universo; o cérebro, assim podemos dizer que o conhecimento é a abstração do novo, que adquirirmos tocando, olhando, sentido, ouvindo e experimentando. Mas que, alguns aprendem ao longo dos anos que já sabem o bastante, e não precisam mais deste estimulo primitivo, pois já sabem pagar suas contas e resolver os problemas da rotina.

     Ao desenrolar da vida as coisas vão ficando mais previsíveis e por consequência os estímulos mais atenuados, a medida que que o senso moral diz: já sabemos o suficiente para sobreviver e apagar os pequenos incêndios do dia dia. Nossas práticas estão intimamente ligadas a delimitação física dos ambientes que vivemos e das relações interpessoais que estabelecemos, podemos dizer que nossa visão de mundo se molda em função da nossa sensibilidade em perceber as coisas ao nosso redor, essa habilidade também nos ensina que somos produto da observação do meio.

     As primeiras iniciativas de conhecer os mecanismos, nos ensina como somos adaptáveis pois estamos condicionalmente induzidos a usar o novo mecanismo para facilitar nossas vidas, mais nem todos se propõe a melhorar a vida para o próximo, nossas limitações físicas e a prova da nossa necessidade em aderirmos a tecnologias que possam contribuir ou substituir nossas atividades mais repetitivas e enfadonhas.

     Criadas como um passo de magica as invenções se enquadra nos maiores feitios propostos pelo homem, suas consequências são imensuráveis, a cada novo objeto, no conceito, infinitas possibilidades. A criatividade é percussora das invenções que através de novas ligações inéditas feitas pelos neurônios, chamada: insights, geram novas perspectivas do velho conhecimento adquirido. a causa efeito das criações trancendem alguns conceitos e não se limitam apenas o mundo tecnologico pois, imagine que um objeto usuamente utilizado como um carro de passeio por exemplo: um dia foi idealizado por um inventor, e as causas da sua existência marca gerações, se citarmos por exemplo as pessoas que já nasceram e morreram por sua causa.

     O segredo para sermos mais criativos? não tem segredos já somos assim desde de crianças, apenas deixamos de dar importância a nossa imaginação, e seguir as ideais do mundo civilizado, dito como "normal".

     Então, o mundo físico conhecido nos enquadra nos primeiros moldes da nossa personalidade que nos propõe determinadas ações; segui-las nos deixa em uma zona de conforto, pois estamos fazendo tudo exatamente como já vinha sendo feito, e acompanhando sempre a maioria, seja certo ou errado, então só nos resta usar a criatividade e começar a criar um futuro melhor, pois "A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original, já dizia Albert Einstein".


Autor: Vinicius de Moraes Nascimento


domingo, 25 de março de 2012

Treinamentos Online OMRON

Seque mais uma postagem com o objetivo de possibilitar a disseminação da formação profissional. A empresa Omron Automação Industrial, está disponibilizando cursos gratuitos sobre os vários dispositivos de controle e automação industrial da Omron. Acesse esses cursos gratuitos do E-learning e estude-os a qualquer hora, em qualquer lugar.

Você pode escolher entre cursos que introduzem os conceitos de Automação Industrial e aprender como selecionar e utilizar específicos dispositivos de controle.

INTRODUÇÃO À AUTOMAÇÃO, RELÉS DE APLICAÇÃO GERAL, SENSORES FOTOELÉTRICOS, SENSORES DE PROXIMIDADE, SENSORES FIBRA ÓPTICA, FONTES DE ALIMENTAÇÃO, CONTROLADORES DE TEMPERATURA, CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL - BÁSICO, INVERSORES DE FREQUÊNCIA - BÁSICO, CONTROLE DE MOVIMENTO - BÁSICO.

Seque o link:

Software de treinamento em CLP e Supervisorio SCADA



Olá pessoal, para os amantes da automação a A MITSUBISHI ELECTRIC disponibiliza em seu banco de dados softwares dedicados ao ensino. Este é o software de formação do CLP da linha FX. Com este software você pode estudar os conceitos básicos de programação de PLC e lógica ladder usando o software FX-TRN-BEG-E e tambem um pacote de arquivos para treeinamento em Supervisorio no MC-WORX 8.02. Os materiais incluem os manuais de treinamento e arquivos de laboratório.

CLP


Supervisório

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Braço mecânico com servomotores

O projeto é simples, um "braço" montado com 4 servo motores figura: 10, controlado por um mecanismo articulado com 4 potenciomentros, montado no braço de um individuo. Todo o movimento do braço mecânico é regido pelo movimento do mecânismo acoplado a uma pessoa, ou seja, ele funciona copiando o movimento do seu braço. O prototipo é dividido em algumas Partes: o braço mecânico, o mecanismo de controle e um circuito de controle, que neste caso trata-se de um arduino com um ATmega 328 figura 10. Cada potenciomentro e responsavel por um motor, onde o circuito microcontrolado converte o valor em resistencia do potenciomentro em um sinal modulado PWM, ou seja, o movimento argular de cada articulação do braço humano e acompanhada por um potenciometro que converte esse movimento angular em um movimento semelhante no braço mecânico. veja os detalhes para a construção.
Autor: Vinicius de Moraes Nascimento
Figura: 1

Figura: 2
Continua...

Cursos online Gratuito (EAD).

Olá Pessoal! Uma ousada experiência na educação distribuída, a universidade americana Stanford está oferecendo gratuitamente e on-line para estudantes em todo o mundo cursos baseado no popular Stanford Machine Learning. Os alunos terão acesso a vídeos de aulas, notas de aula, receber feedback regular sobre os progressos, e receber respostas às perguntas em ingles claro!. Quando você concluir com sucesso o curso, receberá um certificado. São esses os cursos oferecidos, e seque o link para o site.

https://www.coursera.org/

::Anatomy
::Making Green Buildings
::Information Theory
::Model Thinking
::CS 101
::Machine Learning
::Software as a Service
::Human-Computer Interaction
::Natural Language Processing
::Game Theory
::Probabilistic Graphical Models
::Cryptography
::Design and Analysis of Algorithms I
::Computer Security
::Computer Vision

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Eureca! tive um Insight...

Insights permitem que a mente faça conexões nunca antes realizadas e proporcionam uma nova visão do mundo. Insights são como a sala de criação das invenções e das inovações; e o melhor é que é perfeitamente possivel gerar as condições necessárias para que os insights surjam. O insight é como "ver" novas conexões; a intuição é como "senti-las".



Continua...

Garra robótica universal, feita com balão e pó de café

Pesquisadores da Universidade de Chicago, Universidade de Cornell e da empresa iRobot Corp. desenvolveram um novo tipo de garra robótica – sem tentar imitar a mão humana – usando apenas pó de café e um balão de festa.



Continua...

domingo, 12 de fevereiro de 2012

ICON A5


Em 2004, a Federal Aviation Administration (FAA), em estreita colaboração com a Experimental Aircraft Association (EAA) criou o que foi chamado de "a maior mudança na aviação em 50 anos." Eles criaram uma categoria inteiramente nova de aeronaves (aviões Light Sport) bem como uma nova categoria de licença de piloto (Pilot Sport), voltado especificamente para consumidor recreativo. O ICON A5 é uma aeronave de uso doméstico, pode ser guardada em qualquer garagem pois suas assas são dobraveis e possui um painel intuitivo, semelhante a um carro, possibilitando qualquer pessoa pilota-lo facilmente.

Continua...

Phylo

Phylo é um jogo de ajuda cientifica. Baseado nas sequências de genoma em espécies animais o jogo propõe que pessoas comuns possam contribuir em resolver problemas de alinhamento de sequencias multiplas, tradicionalmente, os algoritmos de alinhamento múltiplo de sequências usam heurísticas computacionais complexos para alinhar as sequências, mas esse algoritmos não garantem a otimização global. então sua interface intuitiva permite com que pessoas comuns consigam identificar padrões e resolver alguns problemas mesmo sem entender do assunto.
Embora possa parecer apenas um jogo, filo é realmente uma ferramenta para aproveitar o poder computacional da humanidade para resolver um problema comum; alinhamentos de seqüência múltiplas.

Click aqui para jogar!

101 invenções que mudaram o mundo

Alguns aperelhos desenvolvidos ao longo da historia adquirem um papel tão importante na vida de pessoas de todos o mundo que chegam virar "icones". Inventar aparelhos, maquinas e dispositivos sempre foi uma sacada de sensibilidade, intuição e raciocinio lógico pois eles surgem justamente com alguma necessidade inerente ao ser humano e tais aparelhos se aderem de tal forma na vida das pessoas que é dificiu imaginar a nossa rotina sem um computador, por exemplo.
A revista Poupular Mechanics junto com o History Channel se propuzeram a listar os 101 Gadgets mais relevantes da historia, na opnião de alguns claro! pois um invento é tão importante o quanto ele faz parte da sua vida.
Então gostaria de saber quais são estes aparelhos incriveis? acompanhe a lista e façam um passeio na historia.



Veja a lista das 101 invenções que mudaram o mundo.
Continua...