sábado, 18 de fevereiro de 2012

Garra robótica universal, feita com balão e pó de café

Pesquisadores da Universidade de Chicago, Universidade de Cornell e da empresa iRobot Corp. desenvolveram um novo tipo de garra robótica – sem tentar imitar a mão humana – usando apenas pó de café e um balão de festa.



Continua...

A manipulação de objetos é uma pratica comun na robótica e na automação. desde linhas de montagem a tarefas domesticas os robos em sua concepção geral são tentativas de imitar a anatomia e o comportamento humano, que nem sempre é a solução mais simples ao tratar de determinados problemas, pois pensando um pouco sobre a função do corpo humano, chagamos a conclusão que o mesmo não é eficiente para fazer tarefas repetitivas e precisas.

Em geral os robos possuem garras articuladas solidas que se assemelham muito com as mãos humanas, mais estas ainda são muito limitadas no que respeito a tarefa de manipular objetos com formas geométricas complexas, afinal geralmente são projetadas para "pegar" determinados tipos de objetos, e estas garras baseadas em multi dedos ainda iintroduz uma abordagem de hardware e software de alta complexidade. Estes incluem um grande número de articulações controláveis​​, a necessidade de detecção de força para que os objetos possam ser manipulados de forma segura sem esmagar-los, e a contribuição computacional para decidir o quanto de estresse cada dedo deve aplicar-se.

Em contra partida a garra universal faz abordagem totalmente diferente do que já visto anteriormente. Os dedos são substituido por apenas uma massa modelável feita de café que ao pressionada contra um objeto alvo, flui em torno e toma o seu formato. Após a aplicação de uma pressão negativa o material granulado se solidifica rapidamente, alterando o volume e aderindo ao objeto.


O café em pó, como outros materiais particulados, possui uma característica chamada "transição de aglomeração", que faz seu comportamento passar de algo próximo a um fluido, para algo próximo a um sólido, fato observado quando compramos o café embalado a vácuo e o cafe em saco plástico.

A pinça robótica é considerada "universal" no sentido que se dá às ferramentas, já que ele se conforma perfeitamente ao objeto que está agarrando, em vez de ser projetado para objetos específicos, como as chaves, que têm tamanhos adequados a cada parafuso.