domingo, 3 de julho de 2011

Robo bombeiro

Essa é a minha primeira postagem de projectos próprios. Uma das minha paixões é a justamente a robótica, pois acho fascinante a ideia de tentar copiar a anatomia do corpo humano e baseando-se em seu comportamento, construir dispositivos mecatrônicos para executar uma função autonôma.
Uma grande sacada da robótica e observar. Através da observação é possível juntar conhecimentos de diversas áreas e uni-las de forma sinergética de modo, a obter uma nova aplicação prática. Um dos reinos mais incríveis na minha opinião, de se obter conhecimento, é o reino dos insectos, pois ao estuda-lo muito superficialmente pude concluir que é possível basear-se em seu comportamento para o uso na tecnologia, pois a maioria dos insectos sobreviveram a milhares de anos, com suas artimanhas e seus sensores ainda que arcaicos, mais eficientes, alias algumas tecnologias actuais se baseiam nos princípios de alguns insectos como: a plataforma zigbee, o sensor ultrasonico e muitos outros.
O projecto do robô bombeiro consiste em, um robô capaz de apagar pequenos focos de incedio através de uma pequena bomba junto a um reservatorio de agua, que ao ser accionada através de um sensor fotosensivel a luz infravermelha, libera a agua sob pressão, ao longo do seu "braço" esquerdo, que chaqualha para distribuir a agua sobre o fogo.

Autor: Vinicius de Moraes Nascimento
Fonte: Autor

Continua...

Todo o projecto foi estruturado com material sucatiado, seu corpo é constituído de chapas de alumínio coladas com araudite, e algumas partes pasticas retiradas de antena parabólica, rebites para unir partes moveis, plug de cabo p10 no braço esquerdo, a base por sua vez, foi feita com cantoneiras de alumínio, uma carcaça de calculadora, assoalho e pneus de um carro de brinquedo.
A parte funcional consiste em dois servomotores retirados de antena parabólica, onde todo seu comportamento foi programado em um microcontrolador PIC 16F877, que guia as duas rodas frontais através de sete sensores dispostos na base do robô. Dois dos sensores o desviam de objectos, dois outro sensores o desviam de buracos e outro dois o guiam ate chegar a uma chama, o setimo sensor manda a informação da proximidade ao fogo, logo em seguida para o robo, aciona a bomba de agua e movimenta os braços.
Logo ele volta a sua rotina e permanesse andando em um determinado ambiente, se desviando de obstaculos.